Como Cultivar Alegria

A alegria sutil brota da arte de notar, saborear,cultivar e preservar as belezas da vida,dentro e em torno de si. ela se enraiza ao você ter sonhos e ser plenamente você mesmo, fortificando-se no ato de estar presente.

Alegria é descobrir o poder que surge quando se passa do culto dos bens ao culto dos laços. Laço consigo mesmo e com os outros. Para viver a alegria do cotidiano, devemos deixar o consumismo consolador a fim de fazer crescer nossa interioridade essencial.para isto comece a cultivar o seu jardim interior. e vamos desacelerar nosso ritmo, no intuito de passar do “fazer”, ao “ser” e trocar a quantidade pela qualidade. Plante em si as sementes da alegria. para ser estável e forte, é essencial aprender dentro de si estados de espírito positivos.

ex.: Liste tudo que lhe deixa triste e ao lado escreva uma possibilidade que acabe com a tristeza.

– Imagie seu dia ideal, com programas, ações,relações, perceba se existe algo que você possa fazer para que seu dia apresentasse um dos aspectos do seu dia ideal.

Assim você mudará de hábito para ser feliz. também precisa cuidar e si. o ser huano é compost por corpo físico, mental,emocional e espiritual. você tem que cuidar de todos.

-corpo físico: escutá-lo, movimentá-lo, dar-lhe prazer, alimentá-lo de maneira sadia, cuidá-lo, relaxá-lo, ter um sono de tranquilidade.
você precisa trocar tensão por atenção. Movimente-se para circular a energia, energia bloqueada faz surgir doenças.

-corpo mental: nossos pensamentos. tudo depende como interpretamos nossos pensamentos e quanto de importância damos. nossos pensamentos criam a nossa realidade.

-ex.: elimine uma das suas convicções negativas ao seu respeito ou da vida, (lembre como age em relação a isto e mude).

-corpo emocional: as nossas emoções são a cor que a vida adquire em nós. temos que tomar consciência delas, sejam boas ou ruins.

-se boa: sentí-la plenamente, assim alimentaá sua energia vital e a alegria de viver.

-se ruim: sinta sem se identificar com ela. permita assim chegar até o fundo, é lá que encontramos o apoio necessário para voltar à superfície. pois a vida tem que circular, parada faz mal.

obs.: -a dificuldade provém dos pensamentos. O pensamento que leva à emoção.

-observe sua vivência, sua sensação ruim, não viva de fato a sensação.

-corpo espiritual:se destaca quando a mente está calma e as emoções aceitas, e/ou transformadas.

obs.: temos um “observador” em nós, que percebe nossas vivências. graças a ele, podemos identificar e canalizar as nossas emoçõe. quando trocamos o fazer pelo ser e reservamos um tempo para prestar atenção em nós mesmos e no instante presente, isto abre espaço de que o nosso corpo precisa para se ampliar. é na nossa capacidade de ficarmos presentes a nós mesmos que se encontram as sementes da nossa felicidade. essa presença nos torna conscientes e a nossa alegria depende do nível de consciência que temos. a respiração é uma ponte entre o corpo e a alma. desligue o piloto automático.

ex.: 5 min.por dia e após ir aumentando. Respirar. Inspirar profundamente e esperar para expirar. sentir o que vem, o que está dentro de você, e aos poucos o ruim que está no seu interior irá embora. após alguns dias, ajudará a sentir-se melhor física e emocionalmente, estimulando seu bom humor, serenidade, criatividade e revigorando sua saúde. dicas para a felicidade:

-ouse ter sonhos: viva de acordo com seu plano pessoal e único. junte a sua coragem e confiança a fim de concretizar o que você aspira.o mundo precisa da sua alegria e você só a encontrará realizando quem você realmente é.

-ter gratidão: saboreie, adore e lembre o que existe de belo e bom na sua vida. assim você cultivará estados positivos de espírito. nossa alegria depende da nossa capacidade de deixar momentos alegres viverem dentro de nós. a alegria é a soma do bem-estar e do ato de consciência desse bem estar.

-discipline sua mente: quando estivermos pesados, sem energia, lembre-se de 5 frases:

1-a parte da noite mais escura sempre é logo antes do nascer do sol.

2- morangos que tenham sido expostos aos maiores frios tem mais sabor do que os outros.

3- quando uma dor é completamente aceita, ela se transforma.

4- o essencial é a forma de enxergar as coisas e mudar este olhar. quando você muda o olhar a situação muda.

5- tente fazer aquilo que você gosta, como puder, e saboreie a experiência. as vezes, basta apenas respirar e sentir o ar passando pelos

pulmões. Conscientizar-se de seus pensamentos: lembre- se de tornar-se um observador, não se deixe surfar nas idéias, que lhe fazem mal. esteja do

lado de fora. Transforme idéias sombrias em poder e ação: descubra os sonhos que estão querendo exprimir, através dos estados de espírito negativos e pensamentos tóxicos.

ex.: um motivo pelo qual me julgo se torna aquilo a que eu aspiro. “estou de regime esta semana e engordei 1kg, não resisti.” pense: no que aspira: “eu vou confiar na minha força de vontade para me manter firme no meu objetivo de dieta”. a atenção no que se aspira, faz com que a energia se revigore. uma vez que você se torna consciente dos seus pensamentos, você tem a escolha de decidir como e em que pensar. isto é muito importante, pois seus pensamentos dão origem ao seu estado de espírito. Crie gavetas: entre uma atividade e outra, pare. Prepare-se para a seguinte atividade, sem carregar a anterior. divida em gavetas.

passado / neutro / futuro.

o neutro é um descanso, um reconectar consigo mesmo. uma pausa para obter novas energias. pode ser uma respiração ou um simples observar algo bonito do seu dia, como o céu, o sol. escolha seu estado de espírito: se você quiser que sua vida mude de acordo com as suas aspirações, você deve desenvolver a capacidade de sentir o agora como se você já tivesse a vida com a qual sonha amanhã. porque o que você será o amanhã depende de como você se sente hoje. uma maneira de sentir-se bem, mesmo com algo ruim incomodando é imaginar este algo ruim resolvido, não existindo mais e sentir o bem que sentiria com isto ok. saiba receber: lembre de curtir o que recebe.

parar, respirar, sentir a sensação boa daquilo que recebeu, mesmo que seja algo pequeno. deixar-se amar: saiba acolher o amor quando bate à sua porta. pois estará escolhendo a alegria. amar e oferecer: a entrega livre e sem esperanças de algo em troca, é o amor que já existe dentro de nós e que está a se expressar, emanará alegria pura.

Style switcher RESET
Color scheme